Edição de Vídeo Estilo CQC

10/01/2011 11:51

Hoje nós vamos analisar o estilo de edição de vídeo utilizado pelos editores do programa da Band, o CQC.

A base de muitos editores amadores é o programa. Eu recebo em meu email ou no meu canal do Youtube, muitos pedidos de tutoriais sobre como fazer os efeitos do CQC.

As edições de vídeo do programa são, obviamente, profissionais. Os editores são com certeza muito dotados de inteligência, eles introduzem os efeitos nos mínimos detalhes das reportagens, se você não estiver prestando muita atenção na matéria alguns efeitos passam despercebidos. Quem assiste CQC muitas vezes dá mais risada da edição do que das piadas.

Quem não conhece o CQC ou os efeitos, pode conferir agora:

 

Vcoê percebeu como os efeitos são bem trabalhados e fazem você rir? Esse é o estilo de edição CQC.

Por que os efeitos do CQC são tão "copiados"?

O CQC combina humor com jornalismo. Essa é uma combinação poderosa. Os efeitos são inteligentes e captam os mínimos detalhes da reportagem. Além do mais, e mais importante, são muito engraçados. Muitas vezes, chegam a salvar a piada. Eles também são simples, mas sem deixar de serem bem-feitos.

 

Como são feitos?

Eu já procurei por esses efeitos na Internet para download ou tutoriais de como fazer. O problema é que eu não consegui encontrar nadaAcesse aqui!relacionado. O mais provável é que os editores do CQC fazem "na raça" todos esses efeitos, utilizando o After Effects ou um programa similar. O blender também pode ser utilizado, já que é um editor 3D. Isso é puro motion graphic.

 

Se você conseguir encontrar um desses efeitos para download, me avise!

É possível fazer no Sony Vegas?

Sim, é possível! Eu mesmo consegui fazer o efeito do  "lacinho no cabelo", que apareçe no vídeo acima, no Felipe Andreoli. Também foi possível fazer o efeito de colocar a cabeça de uma pessoa no corpo de outra, dentre outros efeitos. Ficou tudo muito "porco", por que eu fiz rápido e não sou profissional. Mas se você tiver tempo e disposição, você consegue fazer um efeito bem mais parecido com os do CQC. Demora, mas é possível.

 

Para Saber Mais

 

CQC é tópico num dos fórums de edição de vídeo mais importantes do país:  Acesse aqui!

 

Comente!

Data: 10/01/2011

De: MXT9898

Assunto: Mt legal artigo!

Mt massa o txt! sempre quis faze os efeitos do cqc.
publica ae tutorial de fazer esses efeits no vegas XD

Novo comentário