Os 5 Melhores Editores de Vídeo do Mercado

14/01/2011 21:55

Escolher um editor de vídeo é difícil. Ainda mais para quem quer reunir praticidade, simplicidade  e funcionalidade em um só software. Apesar de o site ser sobre Sony Vegas, o ranking é totalmente imparcial. Os editores de vídeo aqui presentes são da plataforma Windows, já que 99,5% dos visitantes do site usam Windows (é, um visitante usa Mac). Foi feita uma pesquisa através do site Yahoo Respostas. Com base nisso e nas propriedades dos editores foi feito o ranking.  

5º Lugar - Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é o programa de edição básico. Todos que hoje mexem com edição já usaram esse programa. O Movie Maker foi feito para produções caseiras, estilo "título-vídeo-e-música-créditos", e geralmente curtas. Hoje, mais de 60% dos vídeos do youtube foram feitos com o Movie Maker.

 

Prós:

O Movie Maker é grátis, vem no Windows como software de série. Tem vários efeitos exclusivos de transição, alguns efeitos de vídeo, capacidade para títulos, legendas, créditos, etc. Tem uma interface simples, é leve e não força muito o processador. Também é bem organizado, possibilitando a criação de composições bem bacanas.

Contras:

Não é um editor em tempo real. Às vezes demora na importação de arquivos e na renderização. O programa trabalha com poucos formatos de arquivos, tanto de áudio como de vídeo, deixando na mão quem tem filmadoras mais atuais. Ele gera os temíveis bug's que chegam a travar o Windows e dar a famosa tela azul. Isso ocorre geralmente num computador com processador mais lento, mas quase todos PC's estão susceptíveis a esse erro. Mesmo com tudo isso, ele é muito amado pelos seus usuários.

 

4º Lugar - Camtasia Studio

O Camtasia é mais conhecido como gravador de desktop, mas ele também é um bom editor de vídeo. Produção em tempo real que permite ao usuário gravar o áudio e o vídeo de seu desktop e logo depois editá-lo rapidamente.

Prós:

Pelo fato de permitir a gravação do desktop com áudio, é um programa muito utilizado por quem faz vídeo aulas. Os vídeos podem ser renderizados em diversos formatos inclusive em HD. Podem ser salvos diretos em um DVD, podem ser carregados diretamente em sua conta no Youtube ou então em formato especial para dispositivos portáteis. Em caso de redimensionamento de imagem, quase não distorce-a. Vem com uma série de outros aplicativos, como o MenuMaker (faz menus para DVDs), Player (roda os arquivos gravados pelo Recorder) e Theater (roda vários tipos de arquivos de vídeo). O sistema de ajuda (Help) é ótimo. Tem addins para PowerPoint, com tutoriais em tempo real.

Contras:

É Shareware (trial). Ele consome muita RAM e pode demorar para renderizar. É extremamente detalhista tanto no render como na edição. Utiliza a placa de vídeo quase ao máximo nas gravações de desktop. É um pouco difícil de configurar , se você não entender de gráficos. É em inglês: isso não parece ser um contra, mas dificulta a vida de muita gente, por ser detalhista.

3º Lugar - Pinnacle VideoSpin

O VideoSpin é bem parecido com o Movie Maker em sua interface. É um bom editor de vídeo, mas é bem amador. Mesmo com todos esses contras, esse editor é muito amado pelos seus usuários,

Prós:

É grátis e pode ser utilizado em português. Tem vários efeitos de vídeo, transição e de áudio. Consegue renderizar e enviar para o Youtube ou para seu website a sua composição. Tem um tutorial dentro do próprio programa para os iniciantes. Ele também permite o download de conteúdos para o programa na internet. Tem um pacote de codecs embutido e aceita MOV. 

Contras:

Requer conexão com a internet para registro no site da Pinnacle. Expõe propaganda de outros programas durante a sua utilização. Não tem tantos efeitos como o esperado pelos usuários. O pacote de codecs dura apenas 15 dias. É um pouco lento para renderizar e é muito pesado para seu grau de funcionalidade.

2º Lugar - Adobe After Effects / Sony Vegas

No segundo lugar houve um empate entre o After Effects e o Sony Vegas. Os dois programas (que tem funcionalidades distintas) tem o mesmo grau de aprovação pelos usuários.

Prós: After Effects

É um programa profissonal. Pode ser baixado em português para Vista ou 7. Tem milhares de efeitos totalmente customizáveis e permite ao usuário criar um efeito do zero. É um programa bem organizado quanto à sua interface. Tem vários tipos de workspace, deixando o usuário mais à vontade com o programa. É um editor 3D e tem exímias funcionalidades. Os programas Pânico e CQC com certeza fazem uso desse software, que importa e exporta uma infinidade de formatos de áudio e vídeo. 

Prós: Sony Vegas

Também é profissional. Programa em tempo real e multi-track. Tem uma grande variedade de efeitos que também podem ser customizados, desde que você tenha um grande conhecimento na área. Tem a interface parecida com o Movie Maker, tornado as edições muito mais fáceis. Sua configuração, para renderização, permite exportar arquivos em diversos formatos de áudio e vídeo completamente editáveis quanto ao BitRate, ao codec utilizado, etc.  Tem um addon chamado Product Assistant, que te ajuda - e muito - em suas produções. 

Contras: After Effects

Como qualquer produto Adobe, precisa ser baixando no site da produtora. Primeiramente é baixado o Akamai Download Manager, fazendo com que o processo de download demore ainda mais. É necessário um registro em Adobe.com. O programa consome muita RAM. 2GB de RAM Livre é o mínimo para um desempenho regular do programa. É muito pesado e é demorada a aprendizagem do uso do programa. A versão CS5 é apenas para sistemas 64bits. Se o seu computador for meio lento, nem adianta baixar. O preço do programa original é altíssimo. 

Contras: Sony Vegas

É um programa meio complicado a princípio. Também consome muita RAM, mas bem menos que os outros programas profissionais. Também é caro, mas é quase a metade do preço de seu maior concorrente. Demora um pouco na renderização. Se seu sistema for lento, também não é recomendada a instalação, já que ele precisa de 700MB de RAM (1.5 GB para HD). 

1º Lugar - Adobe Premiere

O Editor mais famoso é ainda o mais comentado e o preferido entre os usuários.

Prós:

É simplesmente o editor mais proissonal existente para Windows. Foi utilizado em grandes produções como Avatar. Tem milhares de efeitos de vídeo, áudio, transições, etc. totalmente editáveis. O programa é simplesmente o melhor editor de vídeo para PC's.

Contras:

Tem os mesmos contras do After Effects, mas é em dobro. É muito mais caro.  

 

Para saber mais:

Comparação entre todos os editores de vídeo na Wiki inglesa: Acesse aqui

Comente

Data: 18/07/2011

De: SRG

Assunto: 5 Melhores editores de videos

After effects empatado com o Vegas? Ta zoando né?
Além de serem programas totalmente diferentes, o Vegas não tem 1/10 das funções do After, uso os dois e não tem como se comparar o vegas com o after effects. O vegas compete com o premiere. O after effects é para efeitos "after" premiere ou vegas.

Data: 25/05/2011

De: kadu

Assunto: 5 Melhores editores de videos

AH E O AVATAR FOI EDITADO COM O " AVID "

https://www.youtube.com/watch?v=yFVIzLsWxM4

Data: 25/05/2011

De: kadu

Assunto: 5 Melhores editores de videos

kra ta desinformado heim, mais foi bem bacana o seu artigo

Data: 04/03/2011

De: Tati

Assunto: 5 Melhores editores de videos

Gostei muito do artigo. Nunca usei o Premiere, só o Vegas, mas estou baixando ele agora mesmo. ;)

Data: 24/01/2011

De: Jozeildo

Assunto: artigow

Mt bom o artigo. Mesmo asssim eu acho o Vegas melhor que o premiiere...

Novo comentário